Postado por Anderson de Souza Silva | 0 comentários

Porto de Galinhas: o paraíso pernambucano

Uma das praias de maior prestígio do país oferece água quente e sossego nos meses de outubro e novembro




Nem todo mundo consegue tirar as sonhadas férias nos mesesde alto verão ou das férias escolares. Mas não tem problema, alguns lugares ficam até melhores fora da temporada de maior movimentação. Por isso, se chegou a época do seu merecido descanso, o Papo de Hotel tem uma dica para quem deseja aproveitar um lugar badalado, mas sem estresse: vá para Porto de Galinhas.

Uma das praias mais visitadas do litoral pernambucano, Porto de Galinhas proporciona uma verdadeira visão do paraíso. Não, não é nenhum exagero.  Mas é o tipo de verdade que só se concretiza quando você chega lá, tira os seus lindos sapatinhos urbanos, pisa naquela areia branquinha e admira a paisagem deslumbrante.

Duas décadas atrás, Porto de Galinhas estava mais para um vilarejo do que para um lugar badalado, como é hoje.  Tudo era meio rústico, os preços estavam sempre lá embaixo e as opções de restaurantes e hotelaria não eram muitas. Aliás, era mais comum que as pessoas alugassem as casas dos nativos por um final de semana ou mesmo um mês inteiro.

No entanto, nesses últimos anos, a praia foi descoberta pelos grupos hoteleiros e o que não falta por lá é resort e hotel de luxo. Da mesma maneira, a gastronomia local se aprimorou e os restaurantes exibem uma qualidade tão boa quanto a que se encontra na capital do estado, Recife – muitos, inclusive, são filiais dos restaurantes recifenses.

Bem cotada entre as praias
Localizada em Ipojuca (município com o litoral mais extenso do estado), a apenas 60 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, Porto de Galinhas é parte de uma sequência de sete praias (Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe).

Sem dúvida, ela tem como característica mais marcante as cadeias de corais que formam as famosas piscinas naturais, pontos de visitação obrigatórios para qualquer turista que vá para lá – nem que seja para passar o dia.

É só pegar uma das muitas jangadas – embarcação de madeira típica do nordeste do Brasil – a preços bem baixos, desembarcar nos arrecifes e conferir toda a diversidade de peixes e seres do mar que habitam essas piscinas.

Para quem não tem muito conhecimento sobre a região nordeste do país, há uma característica intrínseca às praia de lá – e bastante notável em Porto de Galinhas – que pode ser visto com alguma estranheza por quem é de fora: a água do mar está quase sempre quentinha. Digo quase sempre porque como junho e julho são meses de mais chuva, a água acaba se resfriando por causa disso. Mas no resto do ano, pode apostar em temperatura prá lá de agradável, com média de 28°C (água gelada não se sente por lá). O tom de azul do mar, bem clarinho, também chama bastante atenção.

A vantagem de visitar Porto de Galinhas nessa época do ano, fora da alta temporada, é poder conhecer e aproveitar um lugar bastante belo a preços bem acessíveis e com um número reduzido de turistas – não, você não verá uma praia abarrotada de pessoas; não terá que colocar seu guarda-sol lá na última fila, onde mal se vê o mar; não se estressará com filas ou muito barulho.

“Sossego” faz parte da praia pernambucana nos meses fora do pico turístico.  Só no fim de semana a praia fica um pouco mais cheia por conta dos recifenses que resolvem curtir o benefício de poderem estar em uma boa praia a uma distância tão curta da cidade.

Para aproveitar melhor

Alguns jangadeiros oferecem pés-de-pato e óculos de natação para que o turista possa observar a diversidade de peixes que habitam essas piscinas, então mesmo que você esqueça seus equipamentos em casa, não tem problema. Ah, não esqueça de transitar de chinelos nos arrecifes, por causa dos ouriços – ninguém quer acabar com o passeio por causa de um machucado provocado pelo bicho.

Outra dica é que dá para chegar a algumas piscinas naturais a nado, sem problemas. No entanto, não é recomendável, porque a maré pode subir rapidamente e deixar o turista em maus lençóis, ou “más águas”. Os jangadeiros, que estão lá todo dia, conhecem bem o fluxo e o comportamento das marés, pode confiar que é mais seguro ir com eles.

Chegue cedo à praia e alugue o conjunto de cadeiras e guarda-sol nos quiosques que oferecem o serviço. É prático e barato.  Esses quiosques, aliás, são boa pedida para quem deseja passar o dia na praia, já que oferecem pratos de sabor inigualável, como camarões graúdos, caranguejos e casquinha de siri – iguarias que todo turista tem que provar. Alguns quiosques também dispõem de banheiros e chuveiros de água doce.

Porto de Galinhas fica muito próxima à praia dos surfistas, Maracaípe, e a outra praia, bem tranquila, chamada de Pontal do Maracaípe. Não deixe de fazer uma caminhada até a primeira, mas tenha cuidado de se aventurar nas águas de lá, já que as ondas são maiores e o mar é um pouco mais revolto. Vá ao Pontal e faça um passeio de jangada pelo mangue: a vista é linda e o jangadeiro sempre encontra cavalos-marinhos, o que faz a alegria de adultos e crianças. Também dá para ir de buggy a essas praias, aí vai depender da resistência física de cada um.

À noite, vá a um dos bons restaurantes do lugar e experimente macaxeira cozida com manteiga de garrafa e carne seca, ou aposte em algum prato de frutos do mar. Vale experimentar também a tapioca com queijo coalho e côco ralado, ou o docinho "cartola", feito de banana, canela e queijo. Para os que não gostam dessas opções, também há outras que vão desde pizza e massa a comida caseira.

E para quem não estiver cansado já num horário mais tarde da noite, vale a pena aproveitar a agitação dos barzinhos e das baladas, especialmente a "Birosca da Cachaça", balada tradicional de lá e que mescla, de um jeito divertido e bem feito, diversos estilos musicais.

Vá!Chegar a Porto de Galinhas é fácil: para quem vai de avião, basta desembarcar no aeroporto do Recife e de lá ou alugar um carro – o caminho é fácil, bem sinalizado e seguro, mesmo para quem nunca esteve por lá – ônibus, táxi (mais caro, mas não absurdo) ou van de agência de viagem, contratada no próprio aeroporto.

Onde ficar
Chalés Praias do Sul
Informações: (81) 3552-1173
www.chalespraiasdosul.com.br

Hotel Armação de Porto
Informações: (81)33110-6000
www.hotelarmacao.com.br

Hotel Nannai Beach Resort
Informações:  (81)3552-0100
www.nannai.com.br

Mirante Hotel Pousada
Informações: (81) 3552-1944
www.mirantehotelpousada.com.br

Pousada Fazenda Chalés de Maracaípe
Informações: (81)3552-1133
www.xalesdemaracaipe.com.br

Onde comer
Barcaxeira (Das 12:00 às 24:00)
Informações: (81)3552-1913

Tapioca do Porto
Informações: (81) 3552-1310

Temakeria do Porto
Informações: (81) 3552-1498

Pizzaria La Campannina
Informações: ( 81) 3552-1252

Capitão dos Mares (Das 09:00 à 01:00)
Informações: (81) 3552-2321

Passeios
Para ver os cavalos-marinhos
Laboratório de Aquicultura Marinha Hippocampus
Informações:  (81) 3552-2990

Para fazer passeios de buggy
Assoc. Prop. e Condutores de Bugue
Informações: (81) 3552-1930

Para fazer passeios de caiaque ou de jangada no manguePé no Mangue
Informações: (81) 3552-1935

Para fazer trilhas
VIC Safari Adventures
Informações: (81) 3562-1172

Danceteria
Birosca da Cachaça
Informações: (81) 3552-2699.

0 comentários:

Deixe seu comentário iremos adorar saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...