Valorização do dólar deve favorecer turismo interno, diz ministro
A valorização do dólar frente ao real nas últimas semanas pode favorecer o turismo doméstico, de acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Segundo Vieira, mesmo que haja uma tendência de menor valorização da moeda norte-americana daqui para frente, o cenário atual é benéfico para o mercado turístico nacional. “Duas oportunidades se abrem com esse cenário: a imensa janela para fortalecimento do turismo interno e o aumento da entrada divisas, por meio de mais turistas estrangeiros, que vão procurar mais o Brasil”, disse.
Ele também ressaltou que o turismo interno é responsável pela maior parte da receita do setor no País. “Cerca de 85% do PIB (Produto Interno Bruto) do turismo, no Brasil, vem da receita gerada pelo turismo doméstico”, disse.
O Diretor de Assuntos Internacionais da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Leonel Rossi Jr, também acredita que as viagens para dentro do Brasil devem aumentar. “Acreditamos que a momentânea alta do dólar pode favorecer o turismo doméstico”, disse.
Mas ele lembrou que o mercado interno já estava aquecido antes mesmo deste movimento do câmbio. “Uma prova disso é que o acumulado nos oito primeiros meses foi de 52,15 milhões de desembarques nacionais, acima dos 43,54 milhões de desembarques apurados no mesmo período de 2010", afirmou. "A projeção é que, até o fim do ano, haja uma movimentação total de 78 milhões de passageiros, o que impacta diretamente no turismo doméstico”, completou.
Operadoras ainda não sentiram diferença
De acordo com o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Marco Ferraz, as operadoras ainda não sentiram um aumento nas vendas de pacotes para viagens nacionais. “É importante lembrar que este ano as vendas de pacotes para cidades brasileiras já cresceu 30% em relação a 2010”, diz.
Segundo ele, ainda está muito cedo para prever algum tipo de aumento nas viagens nacionais. “Não sabemos se o dólar vai continuar subindo ou não, mas estamos otimistas”, disse.
Destinos preferidos
O presidente da Braztoa afirmou que as cidades do Nordeste continuam entre as preferidas dos turistas que viajam pelo Brasil e os resorts estão sendo cada vez mais procurados pelos viajantes.
“A vantagem do resort é que está tudo incluído, o turista não precisa se preocupar com gastos como alimentação e bebidas”, afirmou Ferraz.
Final do ano
De acordo com ele, ainda há pacotes disponíveis para o final do ano, mas é bom que o turista se apresse. “Quem ainda não comprou sua viagem deve se adiantar, pois a expectativa é que até novembro todos os pacotes sejam vendidos”, prevê.
Segundo Ferraz, os turistas estão programando com maior antecedência suas viagens. “O brasileiro amadureceu em relação às compras antecipadas, então os pacotes de fim de ano já estão sendo vendidos desde abril e maio”, aponta.
0 comentários:
Deixe seu comentário iremos adorar saber sua opinião.