Turismo brasileiro está entre os maiores crescimentos do mundo
Esta
semana, concluímos a contabilização da quantidade de estrangeiros que visitaram
o Brasil em 2012. E foi com um profundo sentimento de dever cumprido que vimos
que foi atendida a missão da Embratur de atrair turistas de todo o mundo para
conhecer nosso país.
Foi
alcançada a meta estabelecida no Plano Aquarela 2020, documento que sintetiza o
nosso planejamento estratégico. Alcançamos o ingresso de 5,7 milhões de
estrangeiros ao longo de 2012, o que nos coloca muito próximos da meta de 6
milhões de estrangeiros para este ano.
O
resultado fez com que o fluxo internacional de turistas no Brasil crescesse
4,5%, em relação a 2011. Com isso, superamos o resultado mundial divulgado pela
OMT (Organização Mundial de Turismo): alta de 3,8%. Por isso, graças ao empenho
dos empresários e profissionais do setor turístico; dos secretários estaduais e
municipais de turismo que têm atuado na melhora de serviços e, também, às
inovações na promoção internacional, conseguimos um resultado 20% superior à
média mundial.
Além
da média mundial, superamos as Américas (3,7%), da América do Sul (4,2%) e dos
países emergentes (4,1%). O Brasil também teve um crescimento maior do que o de
tradicionais destinos turísticos, como França, Espanha, Itália, Turquia e
México.
O
resultado mostra que o governo da presidenta Dilma caminha na direção certa na
preparação dos megaeventos, garantindo uma boa imagem do país no exterior. E
que as campanhas publicitárias da Embratur, das quais o Maranhão faz parte, têm
surtido efeito de atrair turistas da América Latina e Europa, além dos BRICs.
Os
nossos vizinhos da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse
resultado, com um total de 2,8 milhões de turistas– 7,4% a mais que em 2011.
Entre eles, a Argentina, principal emissor para o Brasil, aumentou sua
participação em 4,9%. Foram 1,59 milhão de turistas, em 2011, e 1,67 milhão em
2012. Mesmo com esse aumento, a Embratur está intensificando ainda mais as
ações em nosso país vizinho, visando à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de
Janeiro, com a vinda do Papa Francisco, nascido na Argentina.
Os
Estados Unidos continuam como segundo principal mercado emissor de turistas
para o Brasil, apesar da queda de 1,4% no número de turistas registrada em
2012. No entanto, ainda pode crescer, e muito mais. Um estudo da Embratur
mostra que o Brasil capta apenas 586 mil dos cerca de 10 milhões de norte
americanos que viajam para a América Latina. Diante dessa realidade, estou
sugerindo que sejam analisados no Congresso Nacional projetos de lei que
facilitam a vinda de pessoas que vivem nos EUA.
O
desempenho do turista europeu no Brasil merece especial atenção. Com a grave
crise econômica que atingiu a região durante o ano passado, tradicionais
emissores de turistas para o Brasil tiveram queda, como Itália, Portugal e
Espanha. Mesmo assim, conseguimos aumentar o volume total de europeus, graças
ao incremento significativo da Alemanha, que passou a ser o 3º país que mais
envia turistas ao Brasil. Temos de estar atentos, porque essa crise europeia
prejudica, particularmente, o mercado turístico do Nordeste, tradicional
destino dos europeus.
Em
2013, vamos modernizar ainda mais a promoção internacional do Brasil, a fim de
que, progressivamente, o turismo alcance os patamares mais altos que merecemos.
Com isso, tenho convicção de que continuaremos batendo recordes seguidos na
entrada de turistas e de divisas, os quais, na prática, convertem-se em
desenvolvimento local. Afinal, o turismo é uma atividade fortemente
capilarizada por todo o país e consegue distribuir ganhos em vários segmentos
de nossa economia.
Fonte:
http://goo.gl/4JCk2
0 comentários:
Deixe seu comentário iremos adorar saber sua opinião.