Postado por Anderson de Souza Silva | 0 comentários

Painéis de Cândido Portinari chegam a SP para exposição



As obras de maior destaque do pintor Cândido Portinari, "Guerra" e "Paz", já estão em São Paulo e serão tema de uma grande exposição para lembrar os 50 anos da morte do artista. A exposição será aberta no dia 6 de fevereiro de 2012 e ocupará três prédios do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste da cidade.
Na biblioteca, ficarão documentos, fotos e cartas. Na galeria, serão expostos 100 dos 200 estudos preparatórios para a criação da obra. No salão dos atos, ficarão os dois painéis. Entre a “Guerra” e a “Paz” estará “Tiradentes”, outra obra importante de Portinari. Oscar Niemeyer planejou o espaço especialmente para receber o painel.
“Ele praticamente deu a vida por esses painéis”, conta o filho do artista, João Cândido Portinari. “Ele estava proibido de pintar pelos médicos por causa do processo de envenenamento por chumbo das tintas. Poucos anos depois ele veio a falecer.”
De São Paulo, as obras seguem para Hiroshima, no Japão, e Oslo, na Noruega. Os painéis ainda serão expostos no México antes de voltarem para o prédio da ONU, em Nova York.
Guerra e PazOs dois murais “Guerra” e “Paz” são as obras mais importantes de Cândido Portinari. Juntos, eles têm 280 m² e ocupam um espaço maior que o “Juízo Final”, de Michelangelo, na Capela Sistina, em Roma.
O painel “Guerra” tem como tema o apocalipse e mostra o sofrimento do povo. Já no painel "Paz” o pintor retrata a tranquilidade da vida rural, onde o artista passou a infância. Foram quatro anos para concluir a obra gigantesca, feita em partes. A única vez que Portinari viu “Guerra” e “Paz” por inteiro foi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1956.
“A emoção foi tamanha que ele perdeu a voz. Ele ficou vários dias sem conseguir falar”, diz João. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro e doados à ONU, em Nova York, nos anos 1950. Voltaram para o Rio em dezembro de 2010 e passaram por um restauro, antes de virem para São Paulo.

0 comentários:

Deixe seu comentário iremos adorar saber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...